Parque Estadual de Canudos
O Parque Estadual de Canudos (PEC) fica localizado no município de Canudos, na porção nordeste do Estado da Bahia, a cerca de 410 km de Salvador.
Trata-se de uma área de preservação criada em 1997, com 1.321 ha, é um sítio histórico, militar, arqueológico e ecológico. Pode-se conhecer o Vale da Morte (onde militares sepultavam seus mortos), o Vale da Degola (onde chefes expedicionários mandavam cortar pescoços de jagunços), e o Alto do Maio (ou do Maia, ou do Mário), onde morreu o coronel Antônio Moreira César (1850-1897), comandante da terceira expedição. A visitação pode ser feita o ano inteiro, pois chove muito pouco e o calor é intenso.
Para visitar o parque é necessária uma autorização, que é obtida no Memorial de Canudos, localizado na cidade do mesmo nome, distante 12 quilômetros.
O PEC conta com acessos viários e sinalização de pontos e locais de interesse histórico e arqueológico (Alto do Mário, Fazenda Velha, Pedreira do Conselheiro, Vale da Morte, etc). A vegetação da região é denominada caatinga, caracterizada por espécies com poucas folhas e muitos espinhos, sobretudo, cactáceas e bromeliáceas.
Quando vem a chuva, os leitos secos dos rios ganham repentinamente um grande volume de água. Por vezes, voltam a secar algumas horas depois, deixando apenas poças onde os animais bebem. Assim era o rio Vaza-Barris até a construção do açude Cocorobó..
No entanto, as precipitações no semi-árido baiano não apresentam regularidade e caem de forma pontual, beneficiando alguns locais e deixando outros em situação bastante difícil. Há cem anos, Antonio Conselheiro e sua gente viveram também as agruras das secas cíclicas que periodicamente assolam a região.
Recentemente foi implantada uma nova exposição fotográfica com painéis em vidro de diversos tamanhos, que chegam até 4m de altura, com fotografias de inúmeros e renomados fotógrafos que retrataram a Guerra de Canudos, os seus remanescentes e descendentes de conselheiristas. Além das fotos pode-se encontrar o mapa da região do conflito e gravuras com imagens sertanejas. É válido dizer que, a entrada do Parque foi pavimentada com asfalto ligando a rodovia ao portal de entrada para facilitar a visitação e para maior conforto de todos que desejarem visitar e conhecer o CENÁRIO DA GUERRA DE CANUDOS.